Cristiane Conceição

Audiência Pública ALBA tema: O Piso Salarial da enfermagem, Confira a matéria

Profissionais da Enfermagem Cobram Implementação do Piso Salarial durante Audiência Pública na ALBA
 
Profissionais da enfermagem lotaram o Auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), nesta segunda-feira (30), para exigir a implementação do piso salarial da categoria. Com gritos de
“não vai ter arrego, ou paga nosso piso ou não vai ter sossego”,
eles se manifestaram durante uma audiência pública conjunta da Comissão de Saúde e Saneamento e da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público, atendendo ao pedido do deputado Hilton Coelho (Psol).
 
 
A presidente do Sindsaúde Bahia, Ivanilda Brito, destacou a luta pela justa remuneração.
Também participaram da audiência pública representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Salvador (Sindseps), Lília Cordeiro; do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (Seeb), Vinícius Chagas de Araújo; do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Gizele Paixão; do Sindicato Auxiliares de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem, Técnicos de Enfermagem do Trabalho e Técnicos de Patologia Clínica (Sintefem), Adeilma Pinheiro; do SindiSaúde – Privada, Adauto Silva; do Home Care – Coletivo, Maria Silva Batista; e da Associação Brasileira de Enfermagem – sede Bahia, Selton Diniz.
Quem também marcou presença foi Cristiane Conceição, técnica de enfermagem, e pronunciou-se em prol da categoria, expressando seu pensamento diante do descaso com os profissionais da saúde na qual ela sempre vem lutando para melhorias.
A liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu o piso em setembro de 2022, por falta de indicação da fonte de custeio, foi destacada. Contudo, em abril, o presidente Lula autorizou a liberação de recursos federais para esse pagamento.
 
Os profissionais enfatizaram que a Gratificação de Incentivo ao Desempenho (GID) não deve ser incorporada ao piso salarial, pois prejudica a categoria. Representantes do Fórum Baiano de Enfermagem e da Comissão de Trabalhadores Independentes do Hospital Roberto Santos ressaltaram a importância da unidade na luta e criticaram a demora da gestão estadual em cumprir a lei federal.
 
Os deputados presentes, incluindo Olívia Santana (PC do B), Robinson Almeida (PT) e Alice Portugal (PC do B), manifestaram apoio à causa e se colocaram à disposição para intermediar as negociações com o Governo do Estado. Eles destacaram a importância da mobilização da categoria e propuseram medidas para avançar no diálogo e na resolução do impasse.
 
 
A mobilização dos profissionais da enfermagem continua, demonstrando a determinação em alcançar uma vitória definitiva nessa luta histórica por melhores condições de trabalho e valorização da categoria.
 
Confira o vídeo da fala de Cristiane Conceição